Museu do Calçado ...

... abre portas em São João da Madeira.



O Museu do Calçado, em São João da Madeira, é inaugurado no sábado, dia 5 de Novembro, e promete contar como a indústria do sapato evoluiu ao longo dos séculos e como tem vindo a ser uma peça inspiração nas artes plásticas.

Instalado na Torre da Oliva, o novo museu resulta de um investimento de um milhão de euros e conta com uma colecção superior a 8.600 peças de origem nacional e estrangeira, das quais estarão expostas ao público 9 máquinas, 42 obras de arte, 77 ferramentas e mais de 500 sapatos.

A colecção abrange desde a pré-história até ao século XXI, sendo que a componente industrial do museu se concentra no século XX e as peças de teor artístico reflectem tendências mais contemporâneas.

O autarca de S. João da Madeira, Ricardo Figueiredo, disse que há já muito tempo o concelho tem como marca ser a capital portuguesa do calçado, sendo agora “tempo de prestarmos à cidade um tributo que homenageasse esta indústria, os seus empresários e trabalhadores, não apenas na perspectiva local, mas evocando também o impacto deste sector na economia portuguesa e o seu estatuto de referência a nível mundial". O presidente acrescentou que o objectivo“é que este seja um museu vivo, cuja dinâmica se revele proporcional à capacidade de inovação e competitividade que a indústria local do calçado sempre soube demonstrar e pela qual se distinguiu, tanto ao nível nacional como internacional".

O novo museu "será um espaço socialmente activo, culturalmente interessante e pedagogicamente útil, que evocará histórias e memórias, contribuindo dessa forma para aprofundar e divulgar o conhecimento não só da identidade e cultura sanjoanenses, mas também de outras realidades sociais, históricas e culturais relacionadas com o objecto que lhe dá nome".

O Museu do Calçado funcionará de terça a domingo, em horários diferentes consoante o dia da semana. O preço normal é de 2 euros, sendo a entrada livre para crianças até 12 anos, cidadãos residentes no concelho e ex-trabalhadores do setor do calçado.

in Porto Canal

Sem comentários:

Enviar um comentário