"Despir o Preconceito"

... uma fantástica campanha que chegou às ruas do Porto



O designer Filipe Inteiro, em parceria com a Associação Cancro com Humor, desenvolveu uma campanha de sensibilização intitulada "Despir o Preconceito".

Este projeto é parte integrante da investigação de mestrado do designer e retrata, através da fotografia, os efeitos colaterais inerentes ao cancro, desmistificando o preconceito associado à doença.

São mulheres sorridentes apesar da doença, bonitas apesar da falta de cabelo, confiantes apesar do preconceito. Têm cancro e deixaram-se fotografar, com frases motivadoras, porque "ter cancro não é ser cancro". O objetivo é destruir as ideias pré-definidas de que as doentes oncológicas são "coitadinhas", que estão "mais frágeis, mais debilitadas". 

"Ter cancro não quer dizer que não possamos estar bonitas, não possamos encarar a vida de forma optimista, não possamos ser positivas, que não possamos viver a vida como uma pessoa 'normal'", explicam Áurea e Alexandra, duas das mentoras da campanha denominada "Despir o Preconceito", que está a colorir as ruas do Porto com mupis destas "mulheres exemplo", depois de cidades como Braga ou Coimbra. 



4 comentários:

  1. É hora de pôr as pessoas a falar de cancro e do que acontece sem preconceitos ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Fantástico e, a respeito disto, envio um post do meu outro cantinho, que fala disto mesmo nas palavras de uma jovem que é venderora de lingerie e mais do que ser vendedora, ESCUTA quem sofre desta doença...
    E, já agora, se me permite, vou divulgar o seu post no meu blog.
    Parabéns. Gostei


    http://cantinhodacasa.blogs.sapo.pt/jornalismo-de-balcao-656902

    ResponderEliminar
  3. Concordo, é hora de encarar estas coisas de uma forma mais leve e despida de palavras proibidas. :)

    ResponderEliminar