Oscar Niemeyer ...

... o último grande arquitecto do século XX morreu ...


O arquitecto brasileiro Oscar Niemeyer morreu aos 104 anos, num hospital do Rio de Janeiro. Tinha sido internado no início do mês passado, pela terceira vez este ano.

Nascido no Rio de Janeiro, a 15 de Dezembro de 1907, estava perto de celebrar os 105 anos.

Niemeyer deixou obra significativa fora do seu país, chegando mesmo a construir, com Alfredo Viana de Lima, em Portugal, o Hotel Casino do Funchal, a meio da década de 60, hoje bastante desvirtuado. Foi protegido por figuras como André Malraux, em França, ou Giorgio Mondadori, que em 1968 lhe encomendou a sede da sua editora, nas proximidades de Milão. Tornou-se o maior embaixador da arquitectura brasileira. Isto todavia é pouco, se comparado com o contributo que deu à evolução da arquitectura moderna. Muitos dos seus edifícios tornaram-se arquétipos para os arquitectos contemporâneos. 

Niemeyer foi um génio e como tal, padeceu de violentos ataques e também de elogios condescendentes. Talvez por ter medo da morte, foi aquilo que podemos descrever como um “homem feliz”.

Fonte: Público

2 comentários:

  1. É uma pena. Uma grande perda! Mas o sr. arquiteto também já era velhinho. Fazia anos no mesmo dia que eu e estava quase a fazer 105... Grande arquiteto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente ele teve uma vida longa e repleta de obras ...
      Engraçado eu tenho dois grandes amigos que também fazem a 15 de Dezembro :)
      Jinhos

      Eliminar