Dune du Pyla ...

... a maior duna da Europa que tive o privilégio de visitar e ver o arco-íris coroar a nossa subida :)


estas duas fotos by Teresa Tavares

A uma hora de Bordéus, aproximadamente 60 km, bem pertinho da baía de Arcachon (a sul), fica esta beleza natural. Dizem ter entre 107 e 117 metros de altura, 3 km de comprimento e 500 metros de largura, é considerado um dos lugares únicos e mais surpreendentes do planeta terra :)

A Grande Duna de Pyla é também chamada de Pilat, (em idioma francês, Grande dune du Pilat ou du Pyla) que significa grande “monte" ou "pilha".

fotos by Ângela Almeida

Esta situada entre a floresta e o mar, num espaço natural belíssimo ... a subida até ao topo não foi difícil, apesar de algumas das minhas amigas terem feito uma cara feita … o esforço foi recompensado ao chegar lá acima e os nosso olhos se encantarem ... é inexplicável a sensação que se sente ao chegar ao topo da duna e o contacto com a paisagem que é completamente grandiosa.




fotos by Ângela Almeida

A visão da entrada para a Baía de Arcachon, da floresta … é simplesmente fabulosa.

fotos by Ângela Almeida

Depois de caminharmos um pouco e numa luta com o vento forte que se fazia sentir ... descemos um pouco a duna e sentamos-nos a observar o pôr-do-sol ... lindoooooooooooooooooooo. Valeu mesmo a pena ir no final da tarde de dia 3 de Outubro, depois de muito termos caminhado na cidade de Bordéus, ir até lá e subir esta beleza natural ...


fotos by Ângela Almeida

Ao regressar deu bem para notar o quanto a duna é íngreme do lado voltado para a floresta … descer a duna de areia muito fina a correr … foi uma sensação fantástica … parecia que voava … amei e quero lá voltar :)


fotos by Ângela Almeida

Esta duna nem sempre existiu. Foi apenas no decorrer do XVII século, quando uma grande quantidade de areia se acumulou, concentrando-se naquela zona da costa francesa, que surge entre a floresta e a uma nível muito superior a que é considerada actualmente a maior Duna de Areia da Europa.

2 comentários:

  1. Tu queres é dar cabo de nós com estas fotos!
    Só pode!
    ;)
    sonhadora

    ResponderEliminar
  2. Após a descrição que me foi feita, hoje, e depois de ver as fotos fiquei fascinada!

    ResponderEliminar